ENERGIA CONSCIENTE

Confira algumas dicas para economizar energia na cozinha

Este é um dos cômodos que mais consome energia dentro de casa

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 30/11/2015 às 17:53
Foto: Reprodução/ Internet


Você sabia que a cozinha é uma das partes da casa que mais consome energia? Pois é! Por isso, é preciso ficar atento a dicas que podem fazer a diferença no final do mês.

Os eletrodomésticos de maiores potências de energia são os fornos e fogões elétricos, torradeiras, micro-ondas, sanduicheiras e máquinas de lavar pratos. A sugestão da Celpe para que haja uma diminuição no consumo de energia desse equipamento é que carnes e outros alimentos congelados sejam descongelados na temperatura ambiente.

Também é preciso prestar atenção no uso dos bebedouros, que também são eletrodomésticos que consomem muita energia, quase como uma geladeira. Nesse caso, a dica para um gasto menor é evitar deixar o botão que define a temperatura da água no máximo, porque dessa forma o equipamento puxa mais da rede elétrica para esfriar a água. Se o seu bebedouro não tem essa opção, você pode desligá-lo da tomada durante os períodos longos em que ele não vai ser utilizado, como pela noite e madrugada.

Na categoria dos eletrodomésticos portáteis, um dos que mais consome energia na cozinha é a sanduicheira. Esse equipamento é parecido com o ferro elétrico e a função dele se dá a partir do aquecimento, através de uma resistência elétrica.

Confira as dicas com Cibelly Melo:

Por isso, se a sua família é grande, o ideal é que você tente utilizar o aparelho para fazer sanduíches na mesma hora, aproveitando apenas um aquecimento da sanduicheira. Também é válida a possibilidade de fazer o tostex no fogão, que é um dos aparelhos com menor consumo de energia.