MICROCEFALIA

Ministério da Saúde divulga números atualizados da microcefalia no Brasil

Pernambuco tem 662 ocorrências e é o estado com mais casos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 30/11/2015 às 11:51
Foto: Divulgação/Twitter do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (30), os números atualizados da microcefalia no Brasil. Até agora, foram notificados 1.248 casos da malformação, em 311 municípios de 13 estados e Distrito Federal.

Pernambuco é o estado com mais casos de microcefalia do país. Ao todo, foram 646 ocorrências, sendo 175 confirmadas e 487 suspeitas. Em seguida, estão os estados de Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).

Até agora, foram contabilizadas sete mortes de bebês que morreram devido à malformação e um estudo detectou a contaminação de uma das crianças pelo vírus da zika. Segundo o Ministério da Saúde, isso confirma a hipótese de que a microcefalia tem relação direta com a contaminação das grávidas pelo vírus. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.

Na tarde desta segunda-feira (30), os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Ochi, participam de encontro com governador Paulo Câmara e com prefeitos pernambucanos, para discutir o plano estadual de enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti - dengue, chikungunya e zika. O repórter da Rádio Jornal, Rafael Carneiro, acompanha a reunião e traz informações ao vivo ao longo da programação