CONSULTÓRIO

No dia mundial da luta contra a AIDS, doença é tema do Consultório

Formas de prevenção e cuidados com a doença foram alguns dos temas abordados

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 01/12/2015 às 21:50
Foto: Marcelo Barreto/Rádio Jornal

No dia mundial da luta contra a AIDS, o Consultório de Graça Araújo desta terça-feira (1), tirou todas as dúvidas sobre as formas de prevenção e cuidados com a doença.

A AIDS é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus HIV, fazendo dela a quarta doença que mais causa morte no mundo. Ela ataca o sistema imunológico diminuindo a capacidade do corpo humano de reagir a várias outras doenças. As formas de contágio são através de uso compartilhado de seringas, alicates de unha, instrumentos não esterilizados que furam e cortam, gravidez de mulheres infectadas e, principalmente, relações sexuais.

O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização exames. A pessoa só vai começar a tomar os medicamentos antirretrovirais quando exames clínicos e de laboratório indicarem a necessidade. Esses remédios buscam manter o HIV sob controle o maior tempo possível. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco, a AIDS continua em crescimento no estado. São mais de 21 mil casos desde 1993, sendo pouco mais de 14 mil homens e 7.741 mulheres portadores do vírus HIV. Já no Recife, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, de julho de 2014 até agora, foram notificados 593 casos de pessoas infectadas pelo HIV, sendo 419 homens e 174 mulheres.

O programa contou com a participação François Figueiroa, Epidemiologista e Coordenador do programa de DST/AIDS de Pernambuco, e também Danylo Pereira, Infectologista.

Ouça o Consultório, na íntegra: