ENERGIA CONSCIENTE

Veja algumas dicas para manter o bom funcionamento da geladeira e economizar energia

Sem a devida atenção, o desempenho dela cai bastante e o eletrodoméstico pode se tornar um dos vilões do consumo de energia

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 01/12/2015 às 16:15

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais nos ajudam nos nossos afazeres de casa, não é? Mas é preciso ter cuidado porque caso não tenhamos a devida atenção, o desempenho dela cai bastante e ela pode se tornar um dos vilões do consumo de energia.

A dica primordial da Celpe é a seguinte: não abrir a porta da geladeira desnecessariamente. Esse hábito faz com que o equipamento tenha que operar mais e, consequentemente, gaste mais energia.

Também é preciso verificar o estado das borrachas de vedação e do compressor de ar da geladeira. Se eles estiverem danificados, o funcionamento do eletrodoméstico vai ser prejudicado. Você sabe como testar a eficácia das borrachas? É simples! Basta colocar uma folha de ofício na hora que fechar a porta da geladeira, se a folha cair, é sinal de que está no momento de trocar a borracha.

Ouça o boletim com Cibelly Melo:

Outra recomendação importante é o posicionamento da geladeira na cozinha. O equipamento não pode ser colocado perto do fogão ou de alguma parede que tenha forte incidência dos raios solares. Essas situações fazem com que a geladeira tenha que trabalhar mais para manter a temperatura ideal.

Sendo assim, é recomendável sempre colocá-la em um local ventilado e um pouco afastada da parede, para que haja uma circulação mínima do ar.

E para os que costumam secar roupas atrás da geladeira, é preciso parar com esse costume. Além de sobrecarregar o aparelho e do risco de choque, o consumo de energia é aumentado e a ventilação do ar para um bom desempenho do equipamento é impedido.

Ainda de acordo com a Celpe, também não devemos guardar alimentos quentes na geladeira. Esses insumos sobrecarregam o funcionamento do eletrodoméstico e aumentam o consumo de energia. O ideal é esperar o alimento esfriar e, só depois, guardá-lo de maneira adequada.

Por último, mas não menos importante, descongele a geladeira regularmente e tenha sempre o cuidado de regular o termostato adequadamente de acordo com a estação fria do ano.