CONSULTÓRIO

Entenda as causas do aumento de acidentes com animais peçonhentos

Este foi o tema do Consultório do Rádio Livre desta quarta-feira (02)

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/12/2015 às 19:33
Foto: Marcelo Barreto/Rádio Jornal

Quem nunca soube de algum caso de acidente com animais peçonhentos? Seja uma picada de uma abelha ou até de uma serpente, os cuidados a serem tomados são muitos após o acidente são muitos. Algumas prevenções também podem ser tomadas para que esses acidentes não venham a acontecer. Por conta do aumento do número de acidentes no país, essa foi o tema do Consultório de Graça desta quarta-feira (2).

Ao passar de cada mês, os números de acidentes têm aumentado tanto na área urbana quanto na área rural. Os especialistas apontam inúmeras causas para esse aumento, entre eles o desequilíbrio ecológico, as chuvas que desalojam os animais entocados, e ainda coincide com o período reprodutivo de alguns desses animais. Eles acabam procurando abrigo em locais mais secos. Para evitar acidentes, as formas de prevenção são muitas, citadas inclusive no consultório. E em caso dos acidentes, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para o hospital.

O programa contou com a participação de Lucineide Porto, Toxicologista e Coordenadora do Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica), e também Raylene Medeiros, Coordenadora da Vigilância com Animais Peçonhentos da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Ouça o Consultório, na íntegra: