CONTAS ABERTAS

Tribunal de Contas do Estado divulga índice de transparência dos municípios

Os quatro primeiros lugares são ocupados por Recife, Cabo de Santo Agostinho, Cachoeirinha e Garanhuns

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/12/2015 às 9:30
Foto: JC Imagem

O Tribunal de Contas do Estado lançou na última terça-feira (1º) um ranking para medir o grau de divulgação dos dados públicos dos municípios de Pernambuco. A análise foi feita a partir dos portais das transparências municipais, por meio da colheita de informações das leis de Transparência e de Responsabilidade Fiscal, além das exigências previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI).

No ranking, Recife ocupa o primeiro lugar, com a maior pontuação entre as cidades de Pernambuco. Ocupando as posições seguintes, estão as cidades do Cabo, Cachoeirinha e Garanhuns. Ouça abaixo a matéria de Eduardo Peixoto:

Segundo os índices do Tribunal, o nível de transparência considerado “desejado” é a partir de 750 pontos. De 500 a 750, os números são considerados “moderados”. De todos os municípios do estado, Recife foi o único que alcançou mais de 750, sendo assim, a única cidade com um índice desejado de transparência, com 761 pontos. A cidade do Cabo pontuou 648, enquanto Cachoeirinha fez 641,5 pontos e Garanhuns alcançou 638,25, sendo assim, as três têm um nível moderado de transparência.