POLÊMICA

Autor de projeto de lei que libera bebidas alcoólicas nos estádios diz que atendeu a pedidos dos clubes e da FPF

Deputados aprovaram em segunda discussão venda de bebidas alcoólicas nos estádios pernambucanos, nesta quinta-feira

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 03/12/2015 às 15:15


Os deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (3) o retorno do comércio de bebidas alcóolicas nos estádios de Pernambuco. A segunda votação contou com a presença de 26 parlamentares, dos quais 21 foram favoráveis ao Projeto de Lei e cinco contrários a medida.

O deputado Antônio Moraes, do PSDB, autor do projeto de lei, diz que atendeu a um pedido da Federação Pernambucana de Futebol (FPF)e dos dirigentes de clubes. Ele relata como foi a discussão na Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Só teve contrário o voto dos [deputados] evangélicos. A bancada, de forma coesa, votou pela liberação. Não poderia ser diferente, uma vez que o Brasil todo já liberou e nós tivemos o cuidado de verificar que nenhum desses locais, Bahia e Ceará, não houve nenhum acréscimo de violência. Sem dúvida nenhuma vai ajudar muito os clubes pernambucanos e a FPF”.

Detalhes na reportagem de Lélia Perlim:

A venda de bebidas nos estádios estava proibida desde 2009. Caso entre em vigor, o projeto vai valer tanto para jogos do campeonato pernambucano, quanto para jogos do brasileirão. O deputado Antônio Moraes nega a ligação entre o consumo do álcool e o aumento da violência e destaca o apoio popular a proposta. “Todos entendem que a violência hoje é praticada pelas torcidas organizadas. Não é a pessoas que vai com a família tomar uma cerveja no campo de futebol que vai trazer nenhuma consequência de briga nos estádios”, defendeu o deputado.

O projeto de lei que permite a venda de bebidas alcóolicas nos estádios de Pernambuco segue agora para o governador Paulo Câmara, que tem 30 dias para aprovar ou não a medida.