FESTA RELIGIOSA

Saiba o que abre e o que fecha no Recife durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição

Ao todo, 48 cidades tratam a data como feriado ou ponto facultativo no Estado

Com informações do NE10
Com informações do NE10
Publicado em 07/12/2015 às 6:27
Foto: Rafael Souza/Cortesia para Rádio Jornal


O dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado em 8 de dezembro. Por isto, alguns serviços terão os horários alterados ou não funcionarão na capital pernambucana. Além do Recife, será feriado em Camaragibe, Moreno e Paulista, na região metropolitana, e em cidades do Interior do Estado. Ao todo, 48 cidades tratam a data como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do Recife ser apadrinhado por Nossa Senhora do Carmo, cuja comomoração acontece em 16 de julho, Nossa Senhora da Conceição é a dona da maior e mais tradicional festa religiosa do Estado. Confira os expedientes de espaços públicos e privados na capital pernambucana abaixo:

BANCOS - Os bancos estarão fechados nas cidades em que é feriado, mas é possível realizar operações bancárias por meio de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. As contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês vencidos no dia 12 poderão ser pagos no dia seguinte, sem acréscimo.

COMÉRCIO DO CENTRO E BAIRROS - As lojas do comércio de rua no Centro e Bairros estarão operando normalmente, das 9 às 17h.

CORREIOS - As agências dos Correios estarão fechadas, com exceção das unidades dos shoppings Recife e RioMar, que funcionarão das 12h às 17h.

DETRAN - A sede, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife, e os localizados nos shoppings Plaza, Recife, Tacaruna e Paulista, além da Unidade de Táxi, estarão fechados. Os outros locais terão atendimento normal.

EXPRESSO CIDADÃO - Os expressos Boa Vista, Cordeiro e RioMar estarão fechados. Os outros funcionam normalmente.

MERCADOS E FEIRAS - Os mercados públicos funcionarão meio expediente, das 6h às 13h, assim como o Mercado de Flores e o Camelódromo.

SHOPPINGS

- Boa Vista: abre para todas as operações, das 9h às 22h, com horário estendido devido às festas de fim de ano.
- Guararapes: o centro de compras abre das 9h às 23h, com horário estendido por causa do fim do ano.
- Paço Alfândega: Funcionará com todas as operações em horário especial das 12h às 21h
- Plaza: o shopping funcionará normalmente, das 10h às 22h.
- Recife: abre normalmente, para todas as operações, das 9h às 22h.
- RioMar: o shopping funcionará de modo geral das 12h às 21hr
- Tacaruna: O mall funcionará no horário normal, das 9h às 22h, para todas as operações.

SUPERMERCADOS - Funcionam normalmente

SAÚDE - As três Upinhas estarão abertas 24h para casos de pequenas urgências. As Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Tradicionais estarão fechadas, voltando às atividades normalmente no dia seguinte.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho, Agamenon Magalhães, Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques e no Hospital Pediátrico Helena Moura estarão funcionando normalmente. Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade vai funcionar das 8h às 12h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona normalmente.

ACADEMIAS RECIFE - As 13 Academias Recife estarão fechadas.

ARMAZÉNS DO PORTO - O espaço, no Marco Zero, abre das 11h às 22h na terça. Na segunda (7), tem o horário estendido por causa do feriado, das 11h à 0h. O local reúne Cervejaria Devassa, Rock & Ribs, Downtown, Frisabor, Açaí Concept, Laça Burguer Prime, Café São Braz, Go Temakeria e Seu Boteco.

CICLOFAIXA - Haverá pedalada neste feriado. As ciclofaixas estarão funcionando das 7h às 16h.

TJPE - Funciona em regime de plantão, das 13h às 17h. Neste expediente, serão julgadas as demandas urgentes de caráter cível e criminal (habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros).