CATOLICISMO

Procissão de Nossa Senhora da Conceição toma as ruas do Recife

Milhares de fiéis acompanham o cortejo que segue até o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/12/2015 às 15:51
Procissão de Nossa Senhora da Conceição
Foto: Lélia Perlim/ Rádio Jornal


Há 111 anos uma imagem de Nossa Senhora da Conceição com 5,5 metros de altura e mais de 1.800 kg veio da França e foi colocada no topo de um morro, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Hoje, o Morro da conceição recebe cerca de 400 mil pessoas, de todo o estado de Pernambuco, que vem rezar, agradecer, pedir a intercessão da mãe de Jesus Cristo.

Todas as atividades da festa se concentram esta tarde na procissão com a imagem da santa, que saiu do Forte do Brum, no bairro do Recife, por volta das 15h30, em direção ao morro. Às 18h está marcada a missa de encerramento da festividade, na qual o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, declara que a igreja passa a ter o título de santuário.

Durante o trajeto, que tem mais de 7 km, agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realiza bloqueios itinerantes a medida que o cortejo vai tomando as ruas da capital pernambucana. A Polícia Militar disponibilizou cerca de 150 policiais para acompanhar a festa.

Este ano, a festa comemora ainda a elevação da Paróquia de Nossa Senhora à condição de Santuário Arquidiocesano.

Confira os detalhes nos flash da repórter Lélia Perlim:

Nesta terça-feira (8), pela manhã, mesmo com o calor e a temperatura média de 29 graus, milhares de devotos foram ao local. Muitos subiram as ladeiras do morro vestindo roupas nas cores azul e branca, alguns foram de costas, descalços e com terços na mão. O comerciante Joselito Coutinho saiu cedo de casa. Ele foi ao Morro da Conceição com a mulher e a filha, Maria Iolanda, de apenas três anos, para agradecer pela saúde da menina.

Imagem de Nossa Senhora da Conceição, que fica no Morro, passou por restauro
Foto: Rafael Souz/ Rádio Jornal

A repórter Clarissa Siqueira traz os detalhes:

A imagem de Nossa Senhora da Conceição atualmente fica atrás da igreja dedicada a santa. O pároco José Roberto de França diz que não há um motivo aparente para tamanha devoção dos pernambucanos pois nem padroeira da capital Conceição é. O padre só vê uma justificativa: a fé que passa de geração a geração.

Leia também: Saiba o que abre e o que fecha no Recife durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição