SOLIDARIEDADE

Superintendente do Hemope explica como população pode se tornar doadora de médula óssea

No Brasil mais de 1200 pessoas estão na fila a espera de um transplante de medula óssea

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/12/2015 às 13:37
Leitura:
Lançamento da campanha aconteceu nesta segunda-feira (14), no Palácio do Campo
das Princesas
Foto: Rafael Carneiro/ Rádio Jornal


O Nordeste e o estado são alvos da campanha de aumento de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O hemocentro de Pernambuco, por exemplo, é o responsável por orientar os interessados em salvar vidas.

“Qualquer pessoa entre 18 a 55 anos pode fazer o seu cadastro. Procurar o Hemope de segunda a sexta-feira, nos horários a gente atende de 8h, 10h, 12h, 14 e 16, com uma palestra explicativa para saber o que é que significa esse cadastro”, explicou Josiete Tavares superintendente do Hemope. “Então você leva seu RG e seu CPF para então preencher a nossa fichinha e coletar uma amostra de apenas de 3 a 5 ml para o exame de HLA”, completou a superintendente, apontando que o exame mostra a compatibilidade do doador.

O evento no Palácio do Campo das Princesas, contou com a participação do autor do projeto que instituiu a maior atenção ao assunto, o ex-deputado federal Beto Albuquerque. Ele sentiu na pele o que é perder um filho por conta da incompatibilidade de um doador há cerca de 8 ano. “Em Pernambuco nós já temos 102 mil pernambucanos no cadastro nacional de doadores de medula. Nós podemos fazer bastante este número com o envolvimento do governo, o Hemope é muito ativo, engajado nessa causa”, comentou.

Confira os detalhe na reportagem de Rafael Carneiro:

E o prefeito do Recife, Geraldo Júlio e o governador Paulo Câmara aderiram à campanha e agora fazem parte dos 4 milhões dos de doadores do Redome.
Paulo câmara conta com a participação dos pernambucanos no aumento do número de inscritos no cadastro. “É uma ação e favor da vida. Uma causa muito nobre e muito simples”, disse;

No Brasil mais de 1200 pessoas estão na fila a espera de um transplante de medula óssea.

Mais Lidas