CONSULTÓRIO

Os tratamentos para a Cólica

Um dos maiores sofrimentos das mulheres foi o tema do Consultório de Graça desta terça (15)

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/12/2015 às 21:30
Foto: Marcelo Barreto/Rádio Jornal

No Consultório desta terça-feira (15), o tema abordado foram as formas de “Tratamentos para a Cólica”. Para debater o assunto com Graça Araújo, as convidadas foram as Ginecologistas Altina Castelo Branco e Renata Falcone.

Como se não bastasse o incômodo e a irritação durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual), algumas mulheres sofrem com cólicas durante o ciclo menstrual. Nesse período, a mulher pode sentir dores pélvicas, no baixo ventre. Se a dor for muito forte ou persistir após o final da menstruação, as causas devem ser investigadas pelo médico. Cerca de 50% das mulheres podem sentir cólica menstrual em algum momento da sua vida, e as dores podem ser de fraca a forte intensidade, interferindo negativamente na qualidade de vida.

A cólica menstrual pode ser primária ou secundária. No primeiro caso, o mais comum, trata-se apenas de uma condição normal do ciclo menstrual, produzida pelas prostaglandinas. Já a secundária ocorre devido a alguma patologia como miomas uterinos, alterações no ovário, cistos, infecção pélvica, endometriose, uso do DIU (dispositivo intrauterino) e pólipos, entre outras doenças que podem afetar o sistema reprodutivo.

Para tirar todas as dúvidas, ouça o consultório na íntegra: