Você sabe escolher os eletrodomésticos visando o consumo consciente?

Ao adquirir equipamentos é fundamental observar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que vem colada neles

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 17/12/2015 às 15:48

O ato de consumir conscientemente pode e deve começar mesmo antes do ato da compra de algum eletrodoméstico. Por isso, ao adquirir equipamentos para a sua casa, é fundamental observar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que vem colada neles.

Essa etiqueta é fornecida pelo Inmetro e mostra a eficiência energética de cada aparelho, classificando-os nas categorias “A”, que é a mais eficiente”, “B”, “C”, “D” e “E”, que são as menos eficientes. A etiqueta também contém informações como marca, modelo e valor do consumo de energia.

Os eletrodomésticos com máxima eficiência e economia, normalmente caracterizados pela classe “A”, recebem o selo Procel, que os distingue dos demais e orienta o consumidor na hora da escolha.

Procurar o selo Procel nos eletrodomésticos e até mesmo nas lâmpadas vai trazer somente vantagens para você. Vai ser bom para o seu bolso, ajudará o meio ambiente e ainda vai evitar a sobrecarga do sistema. O selo Procel é facilmente visualizado e deixa você assegurado de que aquele produto é o mais econômico.

Outra dica de ouro é que você pesquise se a marca do equipamento que você deseja adquirir utiliza componentes feitos com material reciclável na fabricação dos produtos. Isso também pode ser um aliado na economia de energia.