VISITA OFICIAL

Dilma e Gilberto Occhi inauguram obra da transposição do Rio São Francisco na próxima terça

A presidente chega ao Estado 17 dias depois da última visita. Ela vem acompanhada pelo ministro da Integração

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/12/2015 às 11:41
Foto: Divulgação


A presidente Dilma Rousseff volta a Pernambuco na próxima terça-feira (22) para observar a transposição do Rio São Francisco e inaugurar da segunda estação de bombeamento da obra. De acordo com o Palácio do Planalto, a petista vai ao município de Floresta, no Sertão do Estado, acompanhada pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

De acordo com o ministério da integração, até outubro, o projeto de transposição do Rio São Francisco estava com 81% de execução física. A expectativa é que as obras fiquem prontas no início de 2017.

A obra tem 477 quilômetros de extensão, mais de 10 mil funcionários e passa por 390 cidades em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A transposição ainda engloba a construção de 27 reservatórios, quatro túneis, 14 aquedutos e nove estações de bombeamento.

A visita acontece 17 dias depois de uma rápida passagem pelo estado. Na ocasião, Dilma se encontrou com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e com prefeitos de diversas cidades para lançar o plano de enfrentamento ao Aedes aegypti, que transmite viroses que podem estar ligadas ao aumento do número de casos microcefalia.

INVESTIGAÇÃO - Na semana passada, a obra da transposição foi alvo de uma ação da Polícia Federal, que investiga um esquema de desvio de dinheiro público no Lote 2 da obra envolvendo o consórcio formado pelas empresas OAS, Galvão Engenha, Barbosa Melo e Coesa, que teria recebido R$ 680 milhões pelo trabalho. De acordo com os investigadores, os empresários utilizaram empresas de fachada para desviar cerca de 200 milhões de reais recebidos do Ministério da Integração Nacional.