CONSULTÓRIO

Já ouviu falar sobre a Distrofia Muscular de Duchenne?

Este foi o tema do Consultório de Graça desta sexta-feira (18)

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/12/2015 às 22:25
Foto: Marcelo Barreto / Rádio Jornal

A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença hereditária e degenerativa. Apesar de ser passada pelo pai e pela mãe, um a cada três casos da doença acontece em função de uma mutação genética.

Essa distrofia é causada pela ausência de uma proteína necessária para os músculos. Sem essa proteína, o músculo vai degenerando progressivamente. A falta dessa proteína é causada por um gene defeituoso, embora o problema também possa surgir a partir de uma mutação genética.

Os sintomas aparecem desde quando a criança está começando os primeiros passos. Geralmente começam a aparecer nas pernas, em menor grau nos braços, pescoço e outras partes do corpo, como: quedas frequentes, dificuldade para levantar de uma posição deitada ou sentada, dificuldade com habilidades motoras, entre outros.

Ainda não há cura a distrofia muscular. Os médicos estão investigando opções de terapia genética para descobrir se elas podem impedir a progressão da doença.

Para tratar dessa doença pouco conhecida, no Consultório desta sexta-feira (18), Graça Araújo recebeu a Neurologista Ana Paula Paranhos, e o Imunologista João Bosco Oliveira.

Confira o Consultório na íntegra: