
Em entrevista concedida ao comunicador Geraldo Freire nesta quarta-feira (23), o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, falou sobre a incidência de chuvas nos últimos dias no Sertão e Agreste pernambucanos. Para o gestor, as ocorrências significam um pouco de esperança para os nordestinos que, há muito, sofrem com a estiagem na região.
Ouça abaixo a entrevista completa:
Ainda assim, as chuvas em Toritama, no Agreste do estado, por exemplo, ainda não chegam a ter um efeito considerável nas barragens do estado. “Estamos no quinto ano consecutivo em que as barragens ficam completamente secas e esta água que chega vai infiltrar o solo, mas, se continuar assim, poderemos ter um pouco mais de esperança”, disse Roberto Tavares.
Segundo o presidente, as agências meteorológicas dizem que as chuvas do Agreste são as chamadas “chuvas de verão”, que geralmente são rápidas e intensas. Já no Sertão, começa agora o período chuvoso.
Roberto Tavares esteve na entrega de uma estação de bombeamento em Floresta, no Sertão, com a presidente Dilma. Sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco, Tavares disse acreditar que esta é uma ação de extrema importância para a segurança hídrica do estado. “Cada estação inaugurada é um passo a mais. Todos os nossos projetos estão estruturados para receber essa água. Não tenho dúvidas ao dizer que Pernambuco será o estado que melhor vai aproveitar a transposição “, comentou.
Ouça abaixo o Passando a Limpo na íntegra: