FIM DE ANO

Doações de sangue caem 96% no natal e Hemope apela para solidariedade dos doadores

No último dia 25, apenas 15 pessoas compareceram ao hemocentro para doar sangue. Em situação normal, a média de doações por dia é de 400 pessoas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/12/2015 às 6:47


Associar o natal com a solidariedade já virou até clichê. Porém, quando se trata de doação de sangue, a data é sinônimo de preocupação. Para se ter uma ideia, num dia rotineiro cerca de 400 pessoas procuram o posto do Hemope.

Neste período de férias, é normal haver uma redução no movimento de doadores, não apenas no Recife, mas também nas unidades do interior. Porém, no último dia 25, apenas 15 pessoas procuraram o posto, que fica a Rua Joaquim Nabuco nas Graças.

Com a baixa na quantidade de doações, os estoques dos tipos sanguíneos A, positivo e negativo, o positivo, além dos B e AB positivos já apresentam situação crítica. A situação é considerada de alerta no estoque do O negativo. Apenas os tipos B e AB negativos são considerados estáveis.

Vale lembrar que o setor de coleta funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 da às 18h30. É preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos.

A diretora de hemoterapia do Hemope, Ana Fausta Cavalcanti, garante que todo o processo é seguro. Também é possível agendar a doação pelo 0800 081 1535, somente para o horário da tarde.