OPERAÇÃO POLÍCIA CIVIL

Policiais militares são presos por cobrarem propina para liberação de jogos de azar

Pelo menos seis soldados e 4 cabos da PM e uma mulher foram presos na Operação Caça Níquel

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 29/12/2015 às 15:09
Foto: Isabela Dias/ Rádio Jornal


A Polícia Civil vai apresentar nesta quarta-feira (30), mais detalhes da operação “Caça Níquel”. Dos 15 mandados de prisão, 12 eram destinados a policiais militares envolvidos em uma organização criminosa, que exigia pagamento de propina para permitir a exploração de jogos de azar e uso de máquinas caça níquel, no Recife e Região Metropolitana.

Nesta terça-feira (29), foi apresentado um balanço parcial da operação que teve objetivo de cumprir 15 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão. Pelo menos seis soldados e 4 cabos da PM e uma mulher foram presos.

O delegado Joselito Kehrle detalha como a prática ocorria. “Aquelas pessoas que exploravam os jogos eram abordadas por policiais e caso não pagassem semanalmente a propina, eles tinham as máquinas subtraídas e essas máquinas eram utilizadas pelos próprios policiais na exploração dos jogos”, disse.

Ainda de acordo com o delegado, os crimes eram praticados nos bairros do Ibura, Boa Viagem e Pina, na Zona Sul do Recife; torrões, na Zona Norte; em Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

Isabela Dias traz os detalhes:

Outros quatro envolvidos ainda estão foragidos. Dois deles são PMs. Os envolvidos vão responder pelos crimes de concussão, por obter vantagem indevida, extorsão e corrupção ativa e passiva.

O diretor metropolitano da Polícia Militar, Coronel Ailton Araújo, esclarece quais providências serão tomadas pelo comando. “Serão instauradas sindicâncias e verificado se os mesmos terão ou não condições na fileira da corporação. Inicialmente, eles irão cumprir o mandado de prisão, serão recolhidos ao Centro de Reeducação da PM e, paralelo a isso, será avaliada a conduta de cada um através do inquérito administrativo”, contou.

A polícia ainda não contabilizou o material apreendido na operação, que envolve máquinas, dinheiro e armas.