ANO NOVO

Convidados falam sobre "dar a volta por cima" no Comportamento deste domingo

Clarissa Siqueira falou sobre como não se deixar abalar e ver os problemas de forma positiva

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 04/01/2016 às 7:55
Foto: Internet

O ano de 2015 é considerado por muitos um ano não muito bom, principalmente se levar em conta aspectos como a economia brasileira, por exemplo. Pegando carona na virada, no primeiro programa Comportamento do ano, no último domingo (3), a comunicadora Clarissa Siqueira abordou o tema "Como dar a volta por cima?".

Para discutir o assunto, Clarissa convidou o personal trainer Cláudio de Castro, o padre e professor da Unicap Caetano Pereira, o economista Rafael Ramos e com a psicóloga Adriana Barros.

Para Adriana Barros, o final do ano traz consigo uma carga reflexiva muito grande. Por isso, as pessoas tendem a ficar mais introspectivas neste período. Entretanto, o ano novo sempre traz uma sensação de renovação e de recuperação. “Nessa época, muitos refletem sobre ‘o que eu não fiz’, enquanto outros se renovam no pensamento de ‘o que eu tenho uma nova chance de fazer’. É por isso que este período é tão reflexivo”, comentou.

O padre Caetano comentou que, dentro da perspectiva cristã, Jesus é a salvação. Por isso, este período é um dos mais propícios para que as pessoas se apeguem à fé. “A igreja em si é uma grande família, então, é natural que haja esse momento de encontro com Deus e com as próprias pessoas”, disse.

Sobre a economia no ano de 2015, Rafael Ramos comentou que houve uma desaceleração considerável no Brasil, com uma perspectiva de queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,7%. “A expectativa para 2016 também não é das melhores. Se espera uma inflação acima do teto da meta, além do volume do comércio caindo cada vez mais”, afirmou o economista.

Ouça abaixo o programa completo: