Economia

Setor Imobiliário afetado com a retração econômica

Este pode ser o momento para a compra da casa própria

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 06/01/2016 às 21:23
Reprodução

O economista Écio Costa conversou na tarde desta quarta-feira, (06), com Clarissa Siqueira sobre a construção civil e a economia para o ano de 2016. O setor tem sofrido com o cenário econômico na qual o país tem passado e o índice de confiança dos empresários da construção civil tem baixado desde 2010 e se prolongado no ano de 2015.

O preço dos imóveis deve aumentar por conta da falta de oferta e pela reorganização das construtoras com o cenário instável. O que pode acarretar consequências no setor pelos próximos anos.

Quanto a mão de obra, “as demissões no ano de 2015 somaram 780 mil postos de trabalho e esses trabalhadores migram para outras áreas e deixam de se especializar na construção civil, fazendo com que ocorra uma queda na produtividade”, esses são alguns dos fatores que cooperam para o prejuízo, sublinha o economista.

Outro ponto é a restrição de crédito financeiro, a Caixa Econômica fez várias restrições por conta da poupança e da disponibilidade de recursos para fazer novas contratações.

DICA:

Para quem quer realizar o sonho da casa própria, o economista Écio Costa indica que o cidadão compre agora o imóvel tão desejado ou espere mais um pouco para que o preço do imóvel baixe e se possa fazer a compra da casa própria. Quem fez reserva pode ter maior chance de fazer a compra à vista.

Confira a coluna na íntegra: