ENSINO SUPERIOR

Estudantes e ex-estudantes com experiências exitosas em vestibulares se encontram no debate

Participantes conversaram com Geraldo Freire nesta quarta-feira (13)

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 13/01/2016 às 13:28

O debate da Super Manhã recebeu, nesta quarta-feira (13), o 1º Lugar do Vestibular da UPE, Thiago Melo, o educador e professor da UPE, Otto Benar, o professor que já foi aprovado em sete vestibulares - dos quais cinco em primeiro lugar - Nylo Barros, e o universitário Pedro Alves, que participou da primeira turma do ganhe o mundo.

Os participantes falaram sobre as cotas para estudantes. “Quem entra na universidade de graça é quem tem dinheiro. Eles têm acesso a uma preparação melhor, investe mais. O aluno de escola pública é exceção, você vira exemplo”, opinou Nylo.

O professor Otto falou sobre as cotas raciais. “Eu acho que a Universidade de Pernambuco (UPE) avançou muito na época, houve um debate muito grande, ela não tem cota racial”, disse, justificando que só existe uma raça (humana).

O universitário Pedro Alves foi para Nova Zelândia e lembrou da sua experiência no exterior e primeira viagem internacional. “Para muita gente acho que foi a primeira viagem até de avião”, comentou. “Eu fui com 16. Foi muito importante. Eu voltei outra pessoa”, disse. Ele tenta manter os estudos do inglês com hábitos que lhe dão prazer, como música em inglês e filmes.

Sobre o ritmo de estudos aplicado, o estudante Thiago Melo disse que fez um horário normal de estudos. “Eu estudei como uma pessoa normal. Sempre tinha o meu horário para relaxar, e divertir. Eu acho isso saudável”, falou.

Confira o debate completo: