ELEIÇÕES

TRE alerta para fim do prazo para recadastramento biométrico em 2016

O prazo se encerra no dia 31 março e não vai ser prorrogado

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/01/2016 às 15:07
Leitura:
Foto: Clemilson Campos/acervo JC Imagem


Este ano, 12 municípios do Agreste, Zona da Mata, Sertão e Região Metropolitana do Recife vão receber pela primeira vez o voto biométrico. A triste notícia é que boa parte destes eleitores nem se quer procurou os cartórios eleitorais para regularizar o cadastro. Com isso correm sério risco de ficar sem direito a voto para vereador e prefeito.

Sem o recadastramento, as pessoas aptas poderão ter o título de eleitor cancelado, sofrer restrições no CPF e perder benefícios sociais, como o Bolsa Família, acesso a financiamentos imobiliário e estudantil, entre outros.

Nas quatro maiores cidades em números de eleitores com acesso ao voto biométrico em outubro próximo Vitória de Santo Antão, Petrolina, Paulista e Olinda, por exemplo, mais de 50% do eleitorado precisa correr contra o tempo já que o prazo se encerra no dia 31 março e não vai ser prorrogado.

Em um dos pontos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Olinda, no Bairro Novo. A movimentação é bem pequena. Bom para a estudante Cibele Lessa que achou o processo rápido. “Foi bem rápido. Trouxe os documentos, estava tudo bem discriminado no cadastro e eu achei bem tranquilo”, comentou a eleitora.

Para facilitar o processo de atualização do título de eleitor, o presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva adotou algumas medidas. “Foi criar uma comissão. Esta comissão já fez um estudo das necessidades de onde haverá uma necessidade de implementação maior e nós já estamos fazendo isso. Já aumentamos o kit em Olinda, Paulista e Petrolina”, garantiu.

Só nestes quatro municípios, 91 guichês de atendimento estão sendo incrementados. E as iniciativas não param por aí. O presidente promete até o fim deste mês ampliar os dias e horários de atualização de cadastro.

Outros detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Para garantir o cadastro em dia e que o seu voto faça a diferença nestas eleições é bem simples. No site tre-pe.jus.br é possível marcar o agendamento em um dos cartórios eleitorais dos municípios participantes, comparecer no horário marcado com título de eleitor, documento com foto e comprovante de residência e se atualizar.

Mais Lidas