MOBILIDADE

Entrega de trecho da Via Mangue só acontecerá com a presença da presidenta, afirma Geraldo Julio

Entre as mudanças no trânsito, está a alteração no sentido do túnel Josué de Castro, que passa a ser único, para o centro da cidade

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/01/2016 às 14:39
Foto: Isabela Dias/ Rádio Jornal


Os motoristas que trafegam na Zona Sul do Recife sentido centro precisam ficar atentos às mudanças no trânsito, após a liberação da pista leste da Via Mangue. O trecho Leste, que segue o sentido Boa Viagem/Centro, tem pouco mais de 4 quilômetros e vai da rua Antônio Falcão até a rua Manoel de Brito.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, vistoriou as obras nesta sexta-feira. Ele afirmou que, até domingo, o equipamento vai estar pronto. “A obra tá pronta. Até o domingo ela vai estar completamente concluída, com todo o acabamento, inclusive toda a iluminação, a ciclovia, as calçadas todas prontas, para que a gente possa abrir a pista que traz para o centro”, disse.

Ainda de acordo com Geraldo Julio, a pista pode não ser liberada neste domingo, conforme previsto, caso a presidenta Dilma Rousseff não tenha agenda disponível para participar da inauguração. Na última visita da presidente a cidade, em dezembro de 2015 o prefeito do Recife não compareceu.

Entre as mudanças no trânsito, está a alteração no sentido do túnel Josué de Castro, que passa a ser único, para o centro da cidade. Para suprir a eliminação das duas faixas do túnel, vai ser implantado um novo binário. A presidente da Companhia de Trânsito e Transportes Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, traz outros detalhes.

Confira na reportagem de Isabela Dias:

Ainda de acordo com Taciana, uma faixa azul, exclusiva para a circulação do transporte público, vai ser implantada na Avenida Conselheiro Aguiar.
A pista Leste conta ainda com ciclovia em toda a extensão e possui três faixas. Além dos acessos, a via possui dois retornos que permitem a mudança do sentido. Orientadores da CTTU vão auxiliar os condutores durante os primeiros dias de operação.

A obra da via mangue foi iniciada em 2011. Em 2014, a pista Oeste, sentido Zona Sul, foi liberada em 2014. A obra custou R$ 431 milhões. A expectativa é que a via mangue tenha um volume de 55 mil veículos/dia.

Na noite dessa sexta (15), a presidente confirmou presença na inaguração, que ficou agendada para o dia 21, quinta-feira.