GALO DA MADRUGADA 2016

Já está tudo pronto para o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada

Este ano, a agremiação que sai as ruas no sábado de Zé Pereira vai homenagear um dos criadores do Movimento Mangue, Chico Science

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 19/01/2016 às 14:37
Foto: Clarissa Siqueira | Rádio Jornal


Frevo e manguebeat. Os dois ritmos se complementam durante a folia de Momo e vão estar juntos no desfile do maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada. Este ano, a agremiação que sai as ruas do Centro do Recife no sábado de Zé Pereira, dia seis de fevereiro, vai homenagear um dos criadores do Movimento Mangue, Chico Science.

Foto: Alexandre Belém | Acervo JC Imagem


Os primeiros detalhes do desfile foram divulgados nesta terça-feira (19), pela diretoria do bloco. O gigante de Pernambuco vai sair com seis carros alegóricos, sendo quatro em referencia ao tema "Galo, frevo e manguebeat". São 30 carros elétricos, com atrações locais e nacionais. O presidente do bloco, Rômulo Menezes, diz que a crise econômica atual não afetou o Galo, e adianta a divulgação de uma das atrações dos trios, a Banda Mundo Livre S/A. “A gente vai sair com o mesmo número de alegorias, fantasias e trios e vamos abrir espaço para artistas de manguebeat que vão sair no Galo”, disse.

As fantasias que desfilam em cima dos carros alegóricos também são temáticas. De acordo com o carnavalesco Anderson Gomes, que participou da equipe de criação, a maior dificuldade foi passar a mensagem do movimento mangue em roupas e adereços. “A gente tentou fazer um visual colorido, mas, além do visual, o folião pode esperar se identificar e ver Chico”, contou.

Como tradicionalmente acontece, as alegorias saem da Travessa do Forte pontualmente às 9h, depois do café da manhã para a diretoria do bloco, políticos e jornalistas. O Galo da Madrugada percorre um total de seis quilômetros, terminando o trajeto na Rua do Sol, com dispersão na Rua do Imperador, por volta das 18h.

Confira a reportagem de Clarissa Siqueira: