MOBILIZAÇÃO

Movimentos convocam pelas redes sociais protesto contra o reajuste nas tarifas de ônibus

Atos marcados para estas quarta e sexta-feira acontecem na Praça do Derby. População reclama de aumento aprovado “no apagar das luzes”

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 20/01/2016 às 6:38
Foto: Guga Matos/JC Imagem


Aprovado na segunda-feira (18) pela manhã, regulamentado à noite e em vigor desde a terça-feira (19), o reajuste de 14,42% sobre as passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife foi encarado como traiçoeiro. O valor aprovado, acima da inflação de 2015, que foi de 10,71%, e a rapidez com que entrou em vigor assustaram os usuários do transporte público.

O atendente Maicon Douglas resumiu o sentimento de quem tem que pagar mais pelo transporte público sem qualidade. “Nós, trabalhadores, é que vamos pagar a diferença. Infelizmente temos que encarar a realidade”, lamenta.

Diversos segmentos da sociedade civil organizam atos para protestar contra a arbitrariedade do reajuste. Para esta quarta-feira (20), um grupo convocou a manifestação pelas nas redes sociais. A concentração começa às 16h, na Praça do Derby.

Na próxima sexta-feira (22), é a vez do movimento frente de luta pelo transporte público realizar um ato de repúdio. A concentração está marcada para às 18h e também acontece na Praça do Derby. O grupo tenta na justiça anular a reunião do conselho superior de transporte.