SEGURANÇA

Carnaval contará com aumento de 5,7% no efetivo de policiais em relação a 2015

Durante o desfile do Galo da Madrugada, por exemplo, o efetivo vai ser de 5.578 homens

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/01/2016 às 16:22
Foto: Rádio Jornal

A Secretaria de Defesa Social vai reforçar o policiamento nos principais pontos de animação durante o carnaval. De acordo com a SDS, vão ser aproximadamente 28 mil profissionais entre PM’s, bombeiros, policias civis e peritos do Instituto de Criminalística que também vão atuar no interior. O aumento é de 5,7 % em relação ao ano passado.

Durante o desfile do Galo da Madrugada, por exemplo, o efetivo vai ser de 5.578 homens. O bloco acontece no dia 6 de fevereiro, sábado de Zé Pereira, mas o trabalho já vai começar a partir das 22h da sexta-feira. Nos quatro dias da festa, 643 câmeras de videomonitoramento vão ser utilizadas no Recife Antigo, no percurso do Galo e no Sítio Histórico de Olinda, na Região Metropolitana.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destaca a importância de aproveitar o evento com segurança. “Orientação que eu dou é que saia para o carnaval com o espírito de brincar. O uso de bebida alcoólica é comum nessa ocasião, mas tenham cuidado com o excesso. Procurem sempre não estar sozinho, estar com mais amigos, por que isso pode ajudar em caso de algum problema. E, por favor, não deixe de registrar qualquer tipo de ocorrência”, disse.

Confira os detalhes na reportagem de Gabriel Almeida:

Ainda de acordo com o secretário, haverá reforço no esquema de segurança dos terminais integrados. Também vão ser instalados dois polos de atendimento do juizado do folião no Fórum Thomaz de Aquino, no bairro de Santo Antônio e na estação central de metrô. Lá vão ser julgados crimes de menor potencial ofensivo, aqueles com pena máxima de dois anos, como lesão corporal e atos obscenos. Como explica a juíza e coordenadora Maria Tereza Machado. “Se for um crime mais grave, ele é encaminhado ao Fórum do Recife onde há as audiências de custódia, também na parte criminal. Ou então é encaminhado para uma audiência posterior aqui no juizado”, destacou.

Uma orientação da SDS é que em casos de roubo, perda ou extravio de documentos, o folião também vai poder fazer o registro da ocorrência pelo site: www.sds.pe.gov.br.