MOBILIDADE

Faixa Azul começa a operar nesta segunda feira, na Conselheiro Aguiar

A implantação da faixa foi possibilitada pela Via Mangue e tem cerca de 5,8 quilômetros

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 25/01/2016 às 9:04
Leitura:
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal

Começa a funcionar, nesta segunda-feira (25), a faixa azul - exclusiva para ônibus - da avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O trecho, de 5,8 quilômetros, fica entre o cruzamento com a rua Barão de Souza Leão e a avenida Antônio de Góes, na altura do túnel Josué de Castro, no Pina.

A previsão da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é de que a Via Mangue absorva 15% do fluxo de veículos da Conselheiro Aguiar, por onde passam 36,5 mil veículos diariamente. Com menos carros passando por lá, a Faixa Azul será viabilizada.

Os veículos do transporte coletivo vão poder circular de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. O prefeito Geraldo Júlio acompanhou as primeiras horas de operação da faixa azul, em Boa Viagem. Sobre a implantação, o prefeito disse que, em média, 70 mil veículos, ou 50 mil pessoas, serão beneficiados pelas obras da via mangue.

O Recife já conta com 23km de corredores exclusivos o para transporte coletivo, em quatro vias de grande movimento. Taciana Ferreira, presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), diz que é preciso estar atento a sinalização:

O motorista que for flagrado usando irregularmente a faixa, terá de pagar multa de R$ 191,54, referente à infração gravíssima, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mais Lidas