SEGURANÇA

Regulamentação das cinquentinhas em PE faz número de acidentes com moto cair em 2015

O Comitê de Prevenção aos Acidentes com Motos em Pernambuco pretende ainda fazer uma mobilização de fiscalização preventiva de acidentes no carnaval

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 26/01/2016 às 16:19
Foto: Acervo/ JC Imagem

O comitê de prevenção aos acidentes com motos em Pernambuco divulgou nesta terça-feira (26) o balanço do número de feridos graves que deram entrada no Hospital da Restauração em 2015. A unidade de saúde, que é referência nesse tipo de atendimento no estado, registrou 3.588 acidentados graves no último ano, 7% a menos do que em 2014, quando foram 3850 entradas.

As campanhas de prevenção de acidentes e a regulamentação das cinquentinhas foram os principais fatores para a diminuição dos números, segundo o secretário executivo do comitê, o médico João Veiga. “Se comparado 2015 com 2014, houve uma queda nesses pacientes graves, aqueles pacientes que são internados na Restauração. Houve uma queda de 7%. Em 2014 nós tivemos 3850 pacientes internados graves após queda de moto”, apontou. “Isso graças ao último trimestre do ano que houve um aumento da fiscalização e a regulamentação das cinquentinhas”, concluiu.

Lélia Perlim tem as informações:

Ainda de acordo com o comitê, foram gastos cerca de R$ 600 milhões em 2014 com os feridos em acidentes de moto na rede pública estadual de saúde. Segundo o secretário-executivo do comitê esse número pode até quadruplicar quando acrescidos gastos com INSS, por exemplo. “Se você botar INSS, dias de trabalho perdido, aí esse preço ‘pipoca’, mas já não é nosso. É um gasto também do Governo Federal e da Previdência Social. Se você colocar, esse custo aí triplica ou quadruplica”, disse.

O secretário-executivo do Comitê de Prevenção aos Acidentes com Motos em Pernambuco, João Veiga, relata ainda quais as ações que o órgão planeja para que os números de ocorrências desse tipo continuem diminuindo. “A proposta é ampliar a Operação Lei Seca e convencer os prefeitos que o engajamento deles é fundamental, como aconteceu em Caruaru. Caiu um pouco mais do que o geral, por que a prefeitura de Caruaru se engajou nessa fiscalização e foi a primeira prefeitura que emplacou e fiscalizou as cinquentinhas”, argumentou.

O comitê pretende ainda fazer uma mobilização de fiscalização preventiva de acidentes no carnaval. Os valores gastos com acidentados de motos pela Secretaria de Saúde em 2015 ainda não foram divulgados.