POLÊMICA

Revogação no aumento das passagens de ônibus pode entrar em vigor nesta quinta-feira

A decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco determina que o valor das passagens retorne ao que vinha sendo cobrado até o dia 18 deste mês

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 27/01/2016 às 14:03
Foto: JC Imagem

A reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, no dia 18 janeiro, em que ficou decidido o reajuste de 14,42% no valor das passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife ainda é alvo de contestação. E nesta quarta-feira (27), os autores do pedido de liminar que suspendeu o reajuste em vigor se reuniram para falar da decisão.

O estudante e membro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, Márcio Moraes, que tentou pedir vistas a planilha de custos do transporte público e por 20 votos a 4 teve o requerimento negado, diz que houve violação do regimento do conselho. “Nós tomamos posse de fato e não de direito no dia 11. Só no dia 18 é que tivemos posse de fato e de direito por que nós assinamos o termo de assentamento do conselho”, relatou. “Portanto, nós fomos prejudicados. Nós tivemos a oportunidade de termos essas planilhas mas foi negado por a gente ainda não ser, de direito, conselheiros”, completou.

Na prática, a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco determina que o valor das passagens retorne ao que vinha sendo cobrado até o dia 18 deste mês. E isso pode ocorrer já nesta quinta-feira (28), acredita o advogado que representa os autores da ação, Jesualdo Campos. “A partir da intimação dele, ele é obrigado a reduzir as tarifas. E é esse o objetivo nosso. Ou seja, que ele seja intimado o mais rápido possível para que as tarifas voltem a ser os valores anteriores o mais rápido possível também”, disse.

Confira na reportagem de Rafael Carneiro os detalhes:

Em nota o Grande Recife Consórcio de Transporte respondeu que o Conselho Superior de Transporte Metropolitano, ainda não recebeu citação da justiça e só se pronunciará após ter acesso ao teor da decisão liminar.

Procurado pela Rádio Jornal, o Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana-PE), não respondeu o ocorrido, assim como a Secretaria das Cidades.

A Frente de Luta pelo Transporte Público prometeu ato pela garantia do cumprimento da liminar e melhorias no transporte público para a próxima sexta-feira (29), as 7h, na Praça do Derby na área central do Recife.