CONSULTÓRIO

Saiba como identificar os sintomas da hanseníase

Entre os seus principais sintomas está a presença de manchas dormentes esbranquiçadas ou avermelhadas, insensíveis ao tato, à dor e ao calor

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/01/2016 às 21:22
Foto: Marcelo Barreto/Rádio Jornal

O Consultório do Rádio Livre desta quinta-feira (28) tratou da Hanseníase. Graça Araújo recebeu a dermatologista Ana Cristina França e a coordenadora do Programa Estadual de Controle à Hanseníase, Raíssa Alencar. O Brasil ocupa o segundo lugar do mundo em casos da doença, o estado de Pernambuco aparece em o nono lugar de casos gerais no país.


A doença infectocontagiosa é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, transmitida pelo ar, por meio de espirro, tosse ou fala de uma pessoa já contaminada. Entre os seus principais sintomas está a presença de manchas dormentes esbranquiçadas ou avermelhadas, insensíveis ao tato, à dor e ao calor. No último domingo do mês de janeiro, dia 31, comemora-se o “Dia Mundial de Combate à Hanseníase”, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença nos países endêmicos.


Em pauta a importância do diagnóstico precoce, os casos da doença em crianças, as campanhas do estado no combate e prevevenção da doença e a dificuldade no diagnóstico.
Acompanhe o Consultório na íntegra