PRESÍDIO

Secretário de Justiça e Direitos Humanos vistoria ruas próximas ao Complexo do Curado

O Complexo é formado por três unidades tem uma população carcerária de paroximedamente 7.000 presos espremidos em um local com capacidade para 2.000 detentos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/01/2016 às 6:37
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, acompanhado do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, viastoriaram nesta quinta-feira (27) o entorno do Complexo Prisional do Curado. A visita durou cerca de 40 minutos e serviu de base para a criação de um projeto para a melhoria na segurança dos presídios. De acordo com Pedro Eurico, a construção de uma muralha para anteceder o atual muro é uma das ações de prevenção de fugas.

A explosão de parte do muro do Presídio Frei Damião de Bozzano no último sábado (23) danificou várias residências. O clima voltou a ficar tenso na unidade nessa quarta-feira (27) depois que um pacote estava prestes a ser lançado para o pátio e os policiais militares atiraram.

Na confusão, quatro detentos ficaram feridos. O reeducando Alexandre da Silva foi atingido na cabeça segue internado no Hospital da Restauração. A contagem nominal dos presos através das impressões digitais será retomada nesta quinta-feira (28).

Pedro Eurico afirma que o trabalho dos seguranças do presídio foi feito de maneira rápida e dentro da lei. “Quem for se apropriar de droga dentro do presídio pode ser atingido por arma de fogo por que é um perímetro de segurança e o Governo do Estado não vai abrir mão disso. Até por que a sociedade está nos cobrando ordem, estrutura e garantia de que os presos sejam contidos”, diz.

O Complexo Prisional do Curado, formado por três unidades tem uma população carcerária bem acima do número de vagas. São cerca de 7.000 presos espremidos em um local com capacidade para 2.000 detentos. Um morador que prefere não ser identificado admite que vai embora por temer pela segurança da família: