Em alguns pontos da Região Metropolitana do Recife, o vórtice ciclônico com ventos de até 80km/h deixou uma sequela duradoura. Árvores e postes caíram e linhas de transmissão foram danificadas. Moradores do Cordeiro, na zona oeste do Recife, de Ouro Preto, em Olinda, e de Aldeia, em Camaragibe, relatam mais de 18 horas sem energia elétrica.
De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) cerca de 100 postes caíram, deixando algumas regiões sem há previsão de retorno. O balanço geral dos bairros atingidos deve ser divulgado ainda neste sábado. De acordo com a Prefeitura do Recife, cerca de 180 árvores caíram na capital pernambucana.
Em entrevista à Rádio Jornal, o superintendente da Celpe, Saulo Cabral, disse que o número de equipes foi reforçado para tentar agilizar o retorno da energia. A Celpe contabilizou número recorde de chamados pelo número de atendimento 0800 081 0196. Uma alternativa para comunicar a falta de luz é enviar uma mensagem de texto para o 27308. É fundamental informar o número do contrato do imóvel disponível na fatura onde ocorre o problema com a rede.
Por volta das 11h, ouvintes ainda reclamavam que o fornecimento não havia sido regularizado completamente em Aldeia, em Camaragibe; Jardim Paulista, Pau Amarelo e parte do bairro do Janga em Paulista; Ilha do Maruim, Santa Tereza, Ouro Preto e Umuarama, em Olinda; Vasco da Gama, Torre, Dois Irmãos, Casa Forte, Graças e Rosarinho na zona norte do Recife; Madalena, Cordeiro, Engenho do Meio, Torreão e Várzea, na zona oeste do Recife; Boa Viagem e Setúbal, na zona sul; na área central, parte de Santo Amaro e Boa Vista também estão sem energia.
Em caso de fiação caída ou baixa, a Celpe orienta a manter distância do fio, isolar a área e acionar a equipe técnica o mais rápido possível. Em nota, a Companhia informou que a equipe foi reforçada para agilizar o processo de reestabelecimento de energia. Leia na íntegra:
A Celpe ampliou o número de equipes de prontidão que estão atuando na recomposição da rede elétrica danificada pela intensidade dos ventos, com rajadas superiores a 80 km/h. Diante dos danos provocados e da complexidade dos serviços para restabelecer a energia, a empresa está concentrando todos os esforços para normalizar o fornecimento com a maior brevidade possível. Os trabalhos avançaram durante a madrugada e a concessionária manterá os profissionais mobilizados até a regularização total de todas as áreas afetadas.