SAÚDE

Divulgado esquema de reforço na saúde para o carnaval: serão 3.498 profissionais de saúde

Serão 540 profissionais a mais do que no mesmo período de 2015

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 01/02/2016 às 15:05
Foto: Clarissa Siqueira/ Rádio Jornal


309 médicos vão reforçar os plantões nos hospitais do estado durante o carnaval. Outros 713 profissionais de nível superior em saúde e 2466 de nível médio completam as escalas nas unidades. São 3498 plantões este ano, 540 a mais do que no mesmo período de 2015. O aumento no serviço de saúde para as festas de momo foi apresentado nesta segunda-feira (1) pela Secretaria de Saúde de Pernambuco.

De acordo com o secretario Iran Costa, uma das maiores preocupações do estado é com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus dengue, zika e chikungunya. “A gente faz um reforço de 3498 profissionais de saúde. Tem também a preocupação com a prevenção e a gente faz um apelo à população sobre a ingestão de água, uso de protetor solar. Tem uma preocupação a mais esse ano com a transmissão das doenças relacionadas ao Aedes aegypti. Então a gente pede o uso de repelente, que as pessoas tenham cuidado. E que a gente evite juntar lixo ”, falou o secretário.

Clarissa Siqueira traz os detalhes:

Ao todo, foram investidos R$ 2.350 milhões com os reforços, que vão funcionar das 19h da noite da sexta de carnaval até às 19h da quarta-feira de cinzas.

A Operação Lei Seca, que faz parte das ações da Secretaria de Saúde, também vai montar esquema especial para o carnaval. Com nove equipes, em sistema de rodízio, os agentes devem atuar no Grande Recife e no interior do estado fiscalizando os motoristas com testes de alcoolemia. É o que detalha o major Luciano Neves, coordenador da Operação Lei Seca. “Nossas equipes estarão agora, a partir de sexta-feira, oito horas diárias na rua. A gente vai dar um enfoque maior no Galo da Madrugada. E a gente vai estar com cada ponto da blitz com três etilômetros para evitar filas”, disse.

Além disso, 60 mil cartilhas informativas sobre os serviços de urgência e emergência no estado devem ser distribuídas. Com o lema "Carnaval com Saúde, Carnaval mais Feliz" o material traz endereços, telefones e especialidades, além dos telefones das secretarias. A ouvidoria da saúde de Pernambuco atende pelo número 0800 286 28 28.