CONSULTÓRIO

Saiba como prevenir o câncer

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o Brasil deverá registrar cerca de 596 mil casos de câncer

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 03/02/2016 às 22:00
Leitura:
Foto: Marcelo Barreto / Rádio Jornal

O Consultório do Rádio Livre desta quarta-feira (03) tratou do Câncer. E na véspera do Dia Mundial do Câncer, Graça Araújo recebeu os Doutores Bruno Pacheco e Joaquim Branco esclarecer questões sobre os problemas oncológicos.

O câncer mata a cada ano cerca de 190 mil brasileiros. Segundo o doutor, a melhor forma de evitar o tratamento é fazer exames periodicamente para uma possível intervenção da doença em estágio inicial, além ter cuidados preventivos com as doenças que podem ser evitadas. “O câncer pode ser, em sua maior parte do nordeste brasileiro, prevenível. Evitar sol das 9h30 às 16h, bebidas alcoólicas, cigarros e ter uma boa alimentação que diminui o risco do aparecimento de tumores no sistema digestivo” destaca Joaquim.

O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) divulgou uma estimativa para a relação de casos de pessoas com câncer no próximo biênio. De acordo com as previsões para 2016 e 2017, o Brasil deverá registrar cerca de 596 mil casos de câncer. Deste total são esperados 295.200 casos entre homens e 300.800 entre as mulheres. O câncer de próstata e estomago aparecem respectivamente com a maior taxa de incidência no sexo masculino na Região Nordeste. Para as mulheres a previsão é o aumento do câncer de mama e colo de útero.

Ouça o Consultório na íntegra:

Mais Lidas