CONSULTÓRIO

Entenda os sintomas da febre chikungunya e miosite

No mês de janeiro deste ano foi registrado o primeiro caso de morte por miosite no estado de Pernambuco.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 04/02/2016 às 21:57
Leitura:
Foto: reprodução/internet

O Consultório desta quinta-feira (04) tratou da frebre febre chikungunya e miosite. Graça Araújo recebeu a neurologista Maria Lúcia Brito e o infectologista, Paulo Cézar Araújo.

No mês de janeiro deste ano foi registrado o primeiro caso de morte por miosite no estado de Pernambuco. A doutora Maria lúcia explica o que é a doença e quais as consequências que ela apresenta no organismo humano. “ Miosite é uma inflamação dos músculos, que ocorre usualmente em infecções, em menor frequência nas infecções virais. Ela leva a pessoa infectada à um grau de perda de força que pode ser dos membros inferiores e superiores de maneira que precisa ser pensada para que o diagnóstico seja feito” comenta. Miosite é uma doença rara no mundo, e como consequência, o diagnóstico pode ser demorado e resultar em sequelas para quem sofre com a infecção.

O neurologista Paulo Cezar também comenta sobre o sofrimento dos pacientes com chikungunya. “O estado varia de acordo com a predisposição em cada caso. A situação se torna pior para mulheres, pessoas com mais de quarenta anos e para quem possui um histórico de problemas nas articulações. “Em relação à doenças virais como a dengue e a zica, eu costumo dizer que a chikungunya é a que causa mais sofrimento ao paciente por causar muita dos articular, podendo dura em casos específicos, por semanas, meses e até anos”, afirma.

Confira o Consultório completo:

Mais Lidas