TRADIÇÃO

De Chico Science a David Bowie: mais de 80 bonecos gigantes começam desfile em Olinda

"Japonês da PF" e juiz Sérgio Moro são novidades; Apoteose no Palácio dos Governadores

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/02/2016 às 10:42
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


Poucas coisas são tão simbólicas para o carnaval de Olinda do que os bonecos gigantes. Do lendário Homem da Meia-Noite até o famoso desfile das personalidades que acontece na manhã esta segunda-feira (08), no sítio histórico da cidade. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

E tem boneco para todos os gostos. A concentração da festa é no bairro de Guadalupe, em Olinda, e segue até a frente do Palácio dos Governadores, sede oficial da prefeitura olindense. As atenções estão voltadas para o boneco do cantor britânico David Bowie, morto no início deste ano. O eterno mangueboy Chico Science também é destque no ano da celebração dos 50 nascimento do artista.

Outras celebrideades também estão presentes: Ariano Suassuna, Michael Jackson, Pelé, Reginaldo Rossi, Luiz Gonzaga, Betles, os trapalhões Mussum e Zacarias e Tim Maia. Tem boneco também do mundo dos super-heróis e vilões, como Darth Veider e o Mestre Yoda, da saga "Star Wars" e o Batman.

E também tem espaço para a política. Com a popularidade em baixa, o boneco da presidente Dilma Rousseff (PT) não desfila pelo segundo ano consecutivo. Apesar de também estar com queda no apoio popular e alvo de investigações e denúncias, o boneco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está presente. As novidades deste ano são, justamente, na Operação Lava Jato, que apura denúncias de corrupção na estatal. O juiz comandante da força-tarefa, Sérgio Moro, e o agente Newton Ishii, conhecido como "japonês da PF", são destaque.