PROTESTO

Funcionários vão apelar ao Senado contra reestruturação do Banco do Brasil em Pernambuco

Dois centros operacionais da instituição serão transferidos para uma central nacional. Funcionários da área terão remuneração reduzida pela mentade

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 11/02/2016 às 10:14

Funcionários do Banco do Brasil se vestem de sacos de lixo pretos para protestar contra a reestruturação da instituição. A mudança vai levar dois centros de operações de Pernambuco, que passam a ficar concentrados em uma central a ser instalada no Sul ou Sudeste do País. Com a mudança, cerca de 80 bancários vai deixar de atuar nas áreas de concessão de créditos para empresários e na abertura de processos licitatórios.

A presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sandra Trajano, acredita que a decisão é radical e foi feita de maneira arbitrária. "Esse processo de reestruturação começou em 2012. A gente não entende por que o Nordeste, e principalmente Pernambuco, estão sendo atingidos pela retirada de processos decisórios", diz. Ela ainda considera que a mudança vai prejudicar as empresas do Estado na hora de concorrer a uma licitação do Banco.

Na prática, esses servidores voltaram a atuar em agências bancárias com a remuneração reduzida pela metade. Representantes da categoria devem se reunir com o senador Humberto Costa para buscar apoio contra a reestruturação.