SUFOCO

Eleitores de Olinda precisam madrugar na fila para tentar recadastramento biométrico

No Centro de Convenções são distribuídas 200 senhas para os dois turnos de atendimento. Eleitores dizem que atendimento é insuficiente

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/02/2016 às 10:18
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


O prazo para realizar o cadastramento biométrico do título eleitoral vai até o dia 31 de março. Para isso, basta procurar um posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e regularizar a situação. Fácil, certo? Na prática, a história é bem mais complicada que na teoria. Confira na reportagem de Clarissa Siqueira:

Em Olinda, cidade que corre o risco de perder o direito a segundo turno caso não recadastre mais de 200 mil eleitores, a reportagem da Rádio Jornal conversou com pessoas que estavam na fila para tentar um atendimento no posto do Centro de Convenções. Lá, são distribuídas 200 fichas por dia, 100 pela manhã e outras 100 à tarde, número considerado insuficiente por quem acordou antes do raiar do sol para tentar acertar as contas com a Justiça Eleitoral.

A dona de casa Andréa de Oliveira chegou às 5h e foi a primeira a chegar. Ela disse que já tinha tentado um atendimento em dois outros postos, mas não tinha conseguido. O auxiliar de cozinha Paulo Rogério foi de bicicleta do bairro de Águas Compridas até o bairro de Salgadinho para garantir a vaga.

Com a falta de senhas, um princípio de tumulto deixou o clima tenso entre os eleitores que estavam na fila e não haviam conseguido uma senha. Sidvânio Roberto faltou ao trabalho para chegar ao Centro de Convenções por volta das 7h, mas deu viagem perdida. Ele também reclama que um dos veículos que atenderiam os eleitores está quebrado.

A partir do dia 1º de abril, os títulos que não forem renovados serão cancelados. Com isso, o cidadão fica impedido de acessar o Programa Bolsa Família, empréstimos bancários e até emitir passaporte, por exemplo.

Em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, o eleitor poderá regularizar a situação também nos fins de semana, em postos do TRE montados no Varadouro e no Bairro Novo. O atendimento nas unidades começa às 9h da manhã e vai até às 16h. O agendamento pode ser solicitado pelo site www.tre-pe.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico.

A cidade de Olinda corre o risco de não ter o segundo turno, pois só cadastrou 34,3% dos 313 mil eleitores. Pela legislação atual, o segundo turno ocorre apenas em cidades com o eleitorado superior a 200 mil votantes.