.jpg)
No Consultório do Rádio Livre desta quinta-feira (18) tratou da síndrome do intestino curto, problema que acometeu o pernambucano Weverton. Graça Araújo recebeu a cirurgiã do aparelho digestivo, Natália Lira e o Cirurgião Pediátrico, Lúcio Flávio Alencar.
A doutora Natália Lira explica o que é a doença. “Ela ocorre quando o intestino por cirurgia ou por outra coisa se torna incapaz de absorver os nutrientes necessários para a manutenção da vida. Nos adultos o problema é mais comum em pessoas que precisaram tirar parte do intestino em cirurgia” comenta.
Os alimentos usados no processo de nutrição são liquidificados e levados ao paciente que possui alguma limitação devido à doenças gastrointestinais. Lucio explica como é o processo de alimentação interal. “ Alimentação interal é o processo terapêutico em que nós fornecemos os nutrientes, na função de alimentos direto no intestino do doente, ele não tem condições de se alimentar pela própria boca e nós através de sonda, introduzimos esses alimentos pelo trato intestinal” explica.
Já a parenteral é usada nos casos em que o doente não possui condições de receber alimentação através do trato gastrointestinal. É preciso aplicar na via os elementos do substrato que seriam adquiridos pós absorção dos nutrientes no intestino.
Confira o consultório completo: