
Dez escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife receberam os oficiais e sargentos do Exército Brasileiro no Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes Aegypti. O grupo orientou os alunos sobre o combate ao mosquito transmissor dos vírus causadores da dengue, chicungunya e zika, com palestras e apresentações de vídeos.
A proposta é que o encontro, que também acontece em diversos outros estados e municípios, seja realizado em todas as 308 escolas e creches da capital pernambucana, para os 84 mil estudantes da rede.
A primeira instituição de ensino a receber o exército foi a Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Alto Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Vasco da Gama, zona Norte do Recife. O sargento Raphael Moreira conversou com os alunos e falou que espera que os alunos e pais se conscientizem. “E que os estudantes levem esse conhecimento para repassar para todo bairro, para que a gente possa extinguir esse problema da Zika, Dengue e Chucungunya no estado”, disse.
Na ocasião, três estudantes da escola também apresentaram o trabalho que fizeram sobre “O acumulo de lixo no Alto Nossa Senhora de Fátima e a incidência de casos de dengue na comunidade”. O projeto, que recebeu menção honrosa na feira de ciências do estado, no mês de dezembro, vai ser apresentado, no mês de março, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, da Universidade de São Paulo. João Marcos Falcão, de 14 anos, foi quem realizou o trabalho com mais dois colegas de turma. “Esse projeto foi desenvolvido dentro da escola, mas para toda a comunidade.”, contou.
Os 600 estudantes do local terminaram o encontro munidos de panfletos e muita informação para conscientizar a comunidade sobre a água parada, onde o mosquito se reproduz.
Confira a reportagem de Clarissa Siqueira: