REAJUSTE

Prepare o bolso: conta de água fica 10,69% mais cara a partir de 20 de março

O reajuste visa recompor as tarifas do efeito da inflação dos últimos doze meses

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 20/02/2016 às 11:26
Foto: Reprodução


Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) autorizou o aumento nas tarifas de água e esgoto da Compesa. A resolução foi publicada nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do estado. O reajuste visa recompor as tarifas do efeito da inflação dos últimos doze meses.

De acordo com a Arpe, o reajuste foi calculado tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), como estabelece um decreto estadual de 2014 e pela metodologia regulamentada pela Arpe. Este ano, o aumento equivale a média dos dois principais índices da inflação que são o IGPM e o IPCA.

Atualmente, a Compesa tem 1,7 milhões de clientes, com inadimplência de 8%. A repercussão direta no valor da fatura deve ocorrer para o consumidor a partir do mês de maio.

Hélio Lopes Carvalho, diretor de regulação econômico-financeira da Arpe, afirma que o aumento poderia ser maior. “Foi menor do que deveria ser (...) nós fizemos uma compensação em aumento adicional que foi dado em maio do ano passado para pagar bandeira tarifária da conta de energia. Agora, nós reduzimos parte desse adicional”, disse.

Confira a entrevista na íntegra: