DEBATE

Dúvidas sobre as mudanças na Previdência? Debate esclarece pontos importantes da reforma

Geraldo Freire recebeu o deputado Silvio Costa e os advogados previdenciários Paulo Perazzo e Aldo Portela

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/02/2016 às 15:35
Foto: Reprodução internet


O debate da Super Manhã desta segunda-feira (22) esclareceu alguns pontos das mudanças na Previdência Social. Para falar sobre o tema, o comunicador Geraldo Freire recebeu no estúdio da Rádio Jornal, o deputado Silvio Costa e os advogados Paulo Perazzo e Aldo Portela.

A reforma da previdência é a nova obsessão da presidente Dilma Rousseff. Entre críticas dos sindicalistas e defesa de especialistas, o que muda na vida de cada um com as alterações na Previdência Social.

Para Paulo Perazzo, com relação a pesquisa do IBOPE que aponta de 6o% dos brasileiros seja a favor da reforma previdenciária, o advogado diz não estar surpreso. “A gente tem falado isso muito na imprensa. O que a gente precisa diferenciar primeiro é o que é seguridade social e previdência social. A previdência é que paga (...) e é superavitária, ela deixa dinheiro no caixa do governo. Já a seguridade social, não”, explicou.

Ainda de acordo com Perazzo, a situação pode ficar insustentável caso não ocorra a reforma. “Tudo que se arrecada ainda não é suficiente para pagar as despesas com a seguridade social”, completou.

O deputado Silvio Costa falou sobre um estudo feito por uma empresa Alemã, que coloca o Brasil em 49º lugar entre 50 os países com relação ao equilíbrio do sistema previdenciário. Para ele, o sistema é deficitário por conta da taxa de substituição do salário quando o trabalhador se aposente. O parlamentar falou ainda sobre a idade para aposentadoria e outras questões da reforma.

Confira o debate da íntegra: