NACIONAL

Operação Zelotes cumpre mandados de busca e condução coercitiva em Pernambuco

Agentes da Polícia Federal fazem busca entre os bairros de Parnamirim e Jaqueira. Pai de Eduardo da Fonte seria um dos investigados

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 25/02/2016 às 7:45


Documentos e equipamentos eletrônicos recolhidos pela Polícia Federal na casa de auditor fiscal podem comprometê-lo com a operação. O homem, que não teve a identidade revelada, foi ouvido e liberado


A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (25) a sexta fase da Operação Zelotes, que investiga fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. São ao todo 18 mandados de busca e apreensão e 22 de condução coercitiva (quando a pessoa presta depoimento na delegacia e depois é liberada). Nenhum dos mandados expedidos é de prisão. As ações desta manhã ocorrem nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federak e aqui a Pernambuco.

Em Pernambuco, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa de um auditor Receita Federal que mora no Recife, entre os bairros de Parnamirim e Jaqueira, na Zona Norte. Também foi realizada uma condução coercitiva dele, que foi ouvido e liberado em seguida. Não há buscas em empresas.

O auditor, que não teve o nome revelado, prestou esclarecimentos sobre fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), ligado ao Ministério da Fazenda. Saiba mais na reportagem de Clarissa Siqueira:

GRUPO GERDAU É O ALVO - Um dos mandados de condução coercitiva é para presidente do Conselho Consultivo do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau. Ele faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o "Conselhão", ligado à Presidência da República. De acordo com o jornal "O Globo", entre os investigados, além do Grupo Gerdau, está o Banco Safra. Também estão na lista de investigados o ex-secretário da Receita Federal e ex-presidente do Carf Otacílio Cartaxo, o genro dele Leonardo Manzan (ex-conselheiro) e o conselheiro Francisco Maurício Rebelo Albuquerque, pai do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), líder do PP na Câmara.