ENTREVISTA

“Pernambuco exporta pouco. Nosso plano é dobrar esse número”, diz Armando Monteiro

Ministro do Desenvolvimento lança núcleo de exportação em Petrolina nesta quinta-feira

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/03/2016 às 9:22
Foto: Arquivo/JC Imagem

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, defendeu a ampliação do número de cidades exportadoras no estado durante entrevista a Geraldo Freire na “Super Manhã” desta quarta-feira (2). Ele anunciou a formação de um núcleo de exportação em Petrolina, no sertão do estado, nesta quinta-feira (3).

“Pernambuco exporta muito pouco. Dos nove estados, ficamos em quarto lugar. A minoria das empresas exporta. Precisamos mudar esse quadro”, defendeu o ministro. Esse é um dos objetivos do Plano Nacional de Exportação, lançado no ano passado e que está na fase da implantação de núcleos regionais, o que acontece agora em Petrolina.

A unidade petrolinense vai abranger toda a região do Sertão do São Francisco, devendo alcançar Aliança, Afrânio, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, entre outros municípios. “Apenas 30 empresas exportam. Queremos aumentar esse número de empresas. Oferecer ao pequeno empresário todo apoio para que ele possa exportar”, declarou Armando.

O lançamento do núcleo será nesta quinta, às 16h, no auditório do Senai, com a presença do ministro.

AEROPORTOS E ELEIÇÕES

O ministro também comentou a medida assinada pela presidente Dilma Rousseff que abre o porcentual de participação para o mercado privado. “É uma medida que vai ajudar aumentar o fluxo nos aeroportos e reduzir o preço da passagem”, afirmou.

Armando ainda respondeu sobre a expectativa do Hub da Latam. De acordo com ele, a presidente Dilma se reuniu com o CEO (líder) da empresa Latam que confirmou que a decisão sai ainda neste ano. Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte disputam o centro de investimentos desde 2015.

Sobre as eleições municipais de outubro deste ano, Armando Monteiro disse que o partido dele, o PTB, tem candidato a prefeito. É o deputado Adalberto Cavalcanti, que foi o mais votado na cidade nas eleições de 2014.