CONSULTÓRIO

Saúde nos Rins em discussão no Consultório desta segunda-feira

Dentre os problemas que podem acarretar em alguma doença renal, estão questões hereditárias, problemas da anatomia do sistema urinário e por último as nefrites

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 07/03/2016 às 22:24
Foto:Rádio Jornal

Saúde nos Rins foi o tema do Consultório do Rádio Livre desta segunda-feira (07). No estúdio da Rádio Jornal, a apresentadora Graça Araújo recebeu os médicos nefrologistas Mário Henriques e Wagner Moura Barbosa.

Confira o consultório completo:

Mário comentou sobre a incidência de problemas renais nas crianças. “Hoje, se a gente pegar pelos pacientes que fazem diálise, em média, de um a cinco por cento desses pacientes têm idade inferior a 15 anos. Algumas doenças prevalentes fazem com que essas crianças tenham problemas renais crônicos”, explicou.

Doenças renais crônicas são aquelas em que em algum momento da vida, o paciente vai necessitar da substituição dos rins. Dentre os problemas que podem acarretar em alguma doença nos rins, estão questões hereditárias, problemas da anatomia do sistema urinário e por último as nefrites – processo inflamatório que afeta tecidos e algumas estruturas renais – características do período da infância.

Em muitos casos, os problemas renais passam despercebidos. A pessoa precisa ficar atenta aos sinais que o corpo emite para tratar as patologias. O doutor Wagner comenta sobre assunto.“A partir do momento que você possibilita o diagnóstico dessas patologias, são tomadas as medidas preventivas, em alguns casos, há a necessidade de procedimento cirúrgico para correções eventuais. As vezes o problema se trata de uma anomalia no trato urinário e você tem que prevenir isso para que a doença não evolua”, afirmou o doutor.