NOEMAÇÃO

Novo Ministro da Justiça definido por Dilma

Subprocurador da República, Eugênio Aragão, entra no lugar de Wellington Lima e Silva

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/03/2016 às 8:19
Reprodução/Internet

A presidenta Dilma encontrou um nome para ocupar o Ministério da Justiça: o subprocurador da República, Eugênio Aragão, vai substituir Wellington Lima e Silva, que não ficou com o cargo graças à proibição do Supremo Tribunal Federal (STF) para integrantes do Ministério Público ocuparem cargos do Poder Executivo.

Já o ex-presidente Lula ainda não tem uma resposta para se vai assumir algum cargo de ministro. Para o chefe da Casa Civil, o ministro Jaques Wagner, as manifestações do último domingo (13) foram fortes, mas não barram o governo. Para parar o impeachment, a presidenta vai precisar dos votos de um terço do número de deputados: pelo menos 171. Já na opinião da oposição, os protestos de parte dos brasileiros vão pesar na hora dos deputados e senadores votarem.

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, porém, as manifestações não interferem no calendário do impeachment de Dilma. Na próxima quarta (16), o STF analisa o recurso da Câmara e decide como será a composição do impeachment, se o voto será aberto ou secreto e qual vai ser o papel do Senado nesse processo. Confira mais detalhes na reportagem de Romoaldo Souza:

Caso Lula

Por decisão da juíza da Quarta Vara Criminal de São Paulo, Maria Priscila Ernandes, o pedido de prisão de Lula feito pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) será analisado pelo juiz federal Sérgio Moro, que comanda as ações da Operação Lava-Jato.

Segundo a juíza, as investigações de que Lula teria ocultado patrimônio ao comprar um triplex são de competência da Vara Federal de Curitiba, que cuida da Lava-Jato. O Instituto Lula vai recorrer da decisão da mudança de comarca.