Um sistema de sensores para monitorar áreas de risco de deslizamento vai ser instalado no Recife no mês que vem. O projeto conhecido como "Estação Total Robotizada" já existe em duas cidades de São Paulo e vai estar presente em mais nove cidades do Brasil.
No Recife, o sistema vai ser colocado na Escola Lagoa Encantada que fica no Ibura, Zona Oeste do Recife. A implantação do sistema é uma parceria da prefeitura do Recife com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Ambientais (Cemaden).
A geral da Defesa Civil do Recife, Elaine Holanda, explicou que serão instalados 100 prismas. “Essa estação vai fazer a leitura desses prismas. A leitura vai dizer para a Defesa Civil e para o Cemaden quando houver movimentação de terra”, explicou. “É importante porque assim que começar a chuva e a gente perceber e receber esse alerta, que está tendo a movimentação de solo, já pode tomar providência no que diz respeito a retirar famílias, colocar lona. Tomar as providências para evitar acidentes”, detalhou.
Confira os detalhes na reportagem de Juliana Nascimento:
De acordo com Elaine Holanda, a escola de lagoa encantada foi escolhida devido ao local ser de alto risco.
Essa semana, agentes da Defesa Civil vão estar no local para conscientizar a população sobre a importância do sistema e alertar as pessoas para não danificar o equipamento que vai ser instalado.