IMPEACHMENT

Conheça os quatro deputados pernambucanos na comissão do impeachment

Fernando Filho, Tadeu Alencar, Mendonça Filho e Silvio Costa foram os escolhidos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/03/2016 às 8:18
Deputado Sílvio Costa está entre os selecionados. Foto: Reprodução/PTdoB


Está dada a largada. A Câmara dos Deputados elegeu nesta quinta-feira (17) a comissão especial que vai tratar sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). São 65 parlamentares que têm a missão de discutir e montar o relatório que pedirá ou não o afastamento da mandatária.

Entre os deputados, quatro são pernambucanos. Expressamente a favor da queda de Dilma, estão Mendonça Filho (DEM), Tadeu Alencar (PSB) e Fernando Filho (PSB). Do lado da presidente, o atual vice-líder do governo, Silvio Costa (PTdoB). Na presidência da comissão ficou o deputado Rogério Rosso (PDS-DF) e na relatoria foi escolhido Jovair Arantes (PTB-GO), aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos principais adversários de Dilma.

Escolhido como terceiro vice-presidente da comissão especial do impeachment, o pernambucano Fernando Filho é favorável ao processo e acredita que a divulgação das conversas telefônicas do ex-presidente Lula (PT) e dos protestos de rua inflamam ainda mais a tentativa do impedimento.



Do lado do governo, existe insatisfação com o comando da comissão, capitaneada por Cunha. A estimativa é de divisão: dos 65 parlamentares, 31 estariam contra Dilma e outros 28 a favor. O deputado Silvio Costa diz que a presidente é uma “mulher honrada” e que não há razões para interromper o mandato.