CRIME AMBIENTAL

Operação da Polícia Federal flagra homens pescando em época proibida no Litoral Sul

Pescadores estavam com 80 kg de lagosta em embarcação. Período de defeso é caracterizado por reprodução dos animais e proibição da pesca

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/03/2016 às 11:17
Leitura:
O material usado pelos pescadores também era ilegal. Foto: Divulgação/PF

Uma embarcação com quatro homens a bordo foi flagrada pescando lagostas no período de defeso, época de reprodução do crustáceo que vai de 1º de dezembro a 31 de maio. Os homens estavam a 6 milhas, o equivalente a 11 km de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. Durante o período de defeso, a pesca é proibida e pescadores recebem um seguro-defeso para suprir as necessidades financeiras durante o período.

Os homens foram autuados em flagrante por estarem pescando em período proibido e utilizando apetrechos não permitidos. O flagrante aconteceu graças à intensificação de operação de rotina da Polícia Federal (PF) juntamente com fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) na época que precede a Semana Santa.

A pena para os crimes cometidos vai de 1 a 3 anos de detenção. Os acusados pagaram fiança no valor de R$ 300 cada e foram liberados. O dono do barco foi multado em R$ 22.300 e a Polícia Federal investiga, agora, se alguém contratou clandestinamente os pescadores. Confira os detalhes na reportagem completa de Suelen Fernandes:

Mais Lidas