LAVA JATO

Polícia Federal deflagra 26ª fase da Operação Lava Jato em 8 estados e no DF

Os investigados serão ouvidos em suas cidades, enquanto os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/03/2016 às 7:37
Foto: Arquivo/Agência Brasil


Nesta terça-feira (22), 380 Policiais Federais cumprem 110 ordens judiciais nos estados de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí e Minas Gerais, além do Distrito federal. A 26ª fase da Operação Lava Jato foi batizada de Operação Xepa e é um desmembramento da 23ª fase.


Em Pernambuco, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva dentro da 26ª fase. Dos mandados de busca e apreensão, três estão sendo cumpridos nas casas de dois suspeitos e um estabelecimento comercial em Boa Viagem e mais um em uma casa de câmbio no Bairro de Santo Antônio.

OPERAÇÃO XEPA

Policiais federais cumprem 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e quatro mandados de prisão preventiva. Os investigados conduzidos coercitivamente serão ouvidos em suas cidades, enquanto os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A 26ª fase da Lava Jato é um desmembramento da 23ª fase, a Acarajé, que prendeu o publicitário João Santana e sua esposa, Monica Moura. João Santana trabalhou nas campanhas da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

Durante a análise do material apreendido, a Polícia Federal verificou um esquema de contabilidade paralela no Grupo Odebrecht destinado ao pagamento de vantagens indevidas a terceiros. A investigação engloba vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas.

De acordo com a Polícia Federal, há indícios de que o grupo agia através de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de tais recursos. Os investigados vão responder pelos crimes de corrupção, evasão de divisas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.