RELIGIÃO

Festa da Pitomba chega a 359ª edição em Jaboatão dos Guararapes

Também conhecida como Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, começou no domingo (27) e segue até a próxima segunda-feira

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/03/2016 às 23:52
Foto: Marcela Maranhão / Rádio Jornal

A Festa da Pitomba, uma das mais tradicionais do Jaboatão dos Guararapes, chega à 359ª edição. A programação começou no domingo (27) e segue até a segunda-feira, 4 de abril. Esta edição homenageará o poeta Cobra Cordelista. Entre as atrações que vão se apresentar no Polo Pitomba, estão confirmadas as presenças de Caju e Castanha, Adilson Ramos, Alcimar Monteiro, Faringes da Paixão, Amigos Sertanejos, Sedutora, Torpedo, entre outras. A festa é realizada no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, também chamado de Monte dos Guararapes.

“É muito importante a gente vir, pedir pela intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, para nos proteger, nos livrar de todo o mal e agradecer. Todo ano estou aqui, graças a Deus, para pedir, agradecer e receber benção”, contou a fiel Maria José da Silva, que participa da festa há mais de 10 anos.

As atividades serão movimentadas durante todos os dias da programação, com eventos culturais, cortejos, palestras. Já as apresentações acontecem a partir das 18h até à 0 hora. A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, promovida pela Arquidiocese de Olinda e Recife, também acontece no mesmo período e terá palco religioso em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, também no Monte, e a programação contará com missas e procissões. Durante o dia, também serão desenvolvidas atividades educativas e culturais voltadas para crianças e adolescentes.

“O nome da festa é mesmo da Nossa Senhora dos Prazeres, porém é mais conhecido como festa da pitomba, porque ao redor tem uma mata que é cheio de pé dessa fruta”, explicou a comerciante Edilza Silva, que estava trabalhando no local.

Confira a reportagem de Marcela Maranhão: